-
Arquitetos: GEEUMPLUS
- Área: 224 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hoonkoo Lee
-
Fabricantes: KD Woods, Posco C&C
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta Escola é usada como um espaço educacional e expositivo para ensinar as crianças sobre a importância das florestas e do meio ambiente de uma forma divertida e fácil através da construção e exibição de espaços ao ar livre. O conceito arquitetônico é baseado no projeto biofílico em que a natureza, o ecossistema e a arquitetura coexistem. O primeiro ponto de partida deste projeto é a harmonia entre o edifício e as árvores existentes. Preservamos os antigos abetos e ciprestes e organizamos a construção ao redor dessas árvores. Assim, o edifício é rodeado pelas árvores existentes, e o traçado abre-se para o lado leste onde podemos observar a bela paisagem de forma natural.
Além de harmonizar com as árvores existentes acima mencionadas, o principal conceito de projeto é a composição do espaço por meio de módulos em formato de favo de mel. A importância da abelha, como um inseto particularmente vulnerável às mudanças climáticas, é especial no ecossistema. Quando as abelhas desaparecem, as plantas se extinguem porque não dão frutos, e isso também afeta o suprimento de oxigênio e alimento do planeta. Com o objetivo de transmitir a mensagem da importância das abelhas no ecossistema, e de ensinar as crianças sobre a importância da coexistência de várias espécies vivas e da biodiversidade, escolhemos o favo de mel como “Projeto de Arquitetura Biofílica”. A estrutura hexagonal simboliza as abelhas que desempenham um importante papel catalisador no ecossistema, ao mesmo tempo em que alimenta a “imaginação ecológica” das crianças através dos vários módulos.
Considerando que o edifício é uma casa na árvore no meio da floresta, o acabamento externo é feito em madeira ecológica para criar uma elevação que corresponda às árvores circundantes. Os caixilhos das janelas, as aberturas do telhado e a calha criam uma atmosfera externa que combina com a madeira através da placa de aço de alta resolução com padrão de madeira da Posco C&C (PosART), criando uma paisagem harmoniosa com o entorno. Além disso, esta placa de aço com padrão de madeira é usada no interior e representa os vários temas da floresta e da ecologia, como “árvores, folhas, anéis de árvores e floresta”.
O espaço ao ar livre terá diferentes temas.
- Palco ao ar livre: um espaço composto por um arranjo em favo de mel centrado nas árvores existentes torna-se um espaço de palco no terraço ao ar livre. Aqui, os visitantes podem sentar e assistir apresentações ao ar livre, tornando-se uma sala de aula aberta à natureza.
- Jardim de Chuva: O conceito de reciclar e receber água da chuva através da inclinação do telhado permite que as crianças tenham bastante elementos de diversão com o aspecto educacional da reciclagem de recursos.
- Horta: Um espaço que estimula e desperta vários sentidos no cultivo direto das plantas.
Além disso, existe um jardim na cobertura composto por diversas plantas e um jardim polinizador onde podemos observar o habitat e a vida dos insetos.